Cá por casa #3: Projectos de bricolage

4/11/2015

Gosto de bricolage desde que me lembro. Quando era pequena ajudava sempre os meus pais no que podia e quando não podia quase implorava para poder pôr mãos à obra (fosse a restaurar janelas de maneira fosse nas pinturas de manutenção da casa).
Muito por influência deles o gosto e o "jeitinho" foram crescendo e aos poucos fui tendo noção que até conseguia concretizar a maioria das coisas.

Agora na minha casa não é diferente. Houvesse mais espaço e tempo para dedicar a estes mini-projectos (que me dão tanto gozo) as mudanças seriam ainda mais constantes...

Mostro-vos agora o antes dos meus dois últimos (que levaram demasiado tempo a serem iniciados...) e num próximo post o resultado final.

Começo pelas molduras da sala. Criámos um layout já há algum tempo de 3x4 molduras quadradas que ocupam uma parede, em harmonia de dimensões com um dos aparadores (também ele restaurado...).

De início a cor castanha escura fazia sentido a ligar com a mesa de refeições do mesmo tom, mas à medida que a decoração foi avançando os dourados das várias molduras foram prevalecendo. Assim comecei uma nova pesquisa e decidi harmonizar os tons e passar todas para dourado.

Não tenho foto do antes mas para ficarem com uma ideia estas são as molduras com a cor original:

foto: http://blog.jgbinteriors.com


Durante o processo:



Terminadas as molduras também houve a outra fase do projecto. As gavetas do móvel da televisão. Na altura comprámos as frentes de gaveta BESTA em promoção porque, ao que parecia, iam ser descontinuadas. Como a ideia era manter um estilo mais exótico e com tons tropicais dentro dos verdes água, azuis e amarelos, as frentes iam encaixar na perfeição. Mas dado que agora queria manter os dourados das molduras resolvi mudar as frentes de gaveta para branco (mais leve...!).

Mais uma vez não tenho foto do antes, mas coloco uma imagem de catálogo para verem a mudança:


As gavetas durante o processo:



Em ambos os casos utilizei tinta em spray e não tive de lixar primeiro as madeiras. Normalmente dessa forma conseguimos um efeito mais perfeito, mais próximo do lacado de fábrica. No entanto os móveis do Ikea têm um "filme" que retira grande parte da porosidade da madeira o que permitiu ter muito menos trabalho e conseguir um óptimo acabamento.

As gavetas tiveram um melhor resultado do que as molduras, tudo muito graças à tinta, visto que a superfície era idêntica.

O resultado fica para o próximo post!

(Tintas Color Works e Luxens - a melhor - à venda em qualquer AKI ou Leroy Merlin)

Relacionados

0 comentários