Casa Nova: Remodelações #2

8/24/2016

Desde que a casa é oficialmente nossa já passaram 3 meses. Neste tempo ainda nada foi oficialmente mudado para lá, já que temos estado em casa de familiares até podermos fazer a mudança final. A nossa decisão inicial foi fazer as obras maiores e de maior intervenção já de início, para no pouparmos a dores de cabeça maiores no futuro.
Acontece que não é tarefa fácil estar permanentemente a acampar, com a nossa vida empacotada e com a roupa e bens pessoais e malas, sacos e caixotes. Cada dia que passa é apenas mais um até se chegar à meta final, ou seja até se tirar tudo das caixas, deixar tudo limpo e passar à parte mais divertida que é decorar - sendo que a parte de planear e desenhar o que se vai remodelar é também muito entusiasmante.

Acontece que para planear é preciso tempo, e foi coisa a que não tivemos muito direito. Mas fica para outro post.

Outra das divisões que nos colocou muitas dúvidas em remodelar para já foi a cozinha. Implicava um sério planeamento, um bugdet seguramente maior e uma dor de cabeça igualmente maior. Acontece que é uma das zonas da casa em que nós humanos passamos mais tempo - a cozinhar, a comer, a preparar, a armazenar... Por isso tinha de ser já. Era muito difícil continuar por muitos meses sem esta questão definida - já basta desde o início do ano andar com a casa as costas praticamente.

Atenção a cozinha estava perfeitamente apta a funcionar, mas os móveis que aparentemente eram recentes não estavam em tão bom estado como aparentavam. Os azulejos não eram os mais bonitos nem modernos - apesar da casa ser muito recente, a sua construção e materiais não era a mais coerente. Alguns dos eletrodomesticos funcionavam mas também já tinham desgaste visivel e mais cedo ou mais tarde isso iria traduzir-se em gastos adicionais. Conclusão avançámos para a cozinha.

Primeiro pedimos para retirarem os móveis antigos, para depois seguirmos para a substituição do revestimento e pavimento. Escolhemos no Leroy Merlin os materiais - revestimento branco mate, pastilha rectangular na zona de bancada/trabalho e chão cinzento. 

Quanto à cozinha em si, móveis e electrodomésticos são todos do IKEA (a sério, quem nunca sonhou com uma cozinha deles?). Recorremos a um novo serviço - o booking service, que nos permite por 69eur ter 2h (que se podem estender um pouco mais que isto, que foi o nosso caso) em exclusivo de atendimento só para nós quando nos deslocamos à loja para planear uma cozinha. Atenção que podemos ter sempre ajuda no planeamento, mas é sempre mais rápido pois está dependente do nº de pessoas que ainda está por atender. Este serviço é basicamente o mesmo, mas é feito com muito mais calma e atenção pelos colaboradores da loja. Além disso tem a vantagem de quando compramos a cozinha, o valor ser abatido no pagamento e valor final. é um serviço que, pelo que entendi, ainda estava a ser testado, tanto que na altura me apareceu no site e agora não o consigo encontrar. Mas se perguntarem na loja conseguem chegar lá.

O planeamento da cozinha com eles implica tirarmos primeiro todas as medidas necessárias desde:
• Comprimento, largura e altura entre as portas, janelas e paredes
• Dimensões e posições de janelas e portas
• Posicionamento de tomadas de electricidade, ligações de água, canos, ligações de gás, radiadores e outras instalações.

Depois levamos até ao IKEA, fazemos todo o plano e depois e feito por eles uma verificação de medidas no local (têm todas as informações necessárias aqui).
Entre desenhar, medir, planear, alterar versões e encomendar levámos cerca de 4 semanas.

Deixo as fotos do antes e do depois, sendo que só tenho as fotos já da cozinha em obras e não da anterior. Depois faço novos posts com imagens em condições:























Relacionados

0 comentários